segunda-feira, 25 de agosto de 2014

A campanha Ice Bucket Challenge ou o desafio do "banho gelado"



O que é o Ice Bucket Challenge?
O desafio nada mais é que uma campanha solidária para ajudar a ALS Association, uma organização americana sem fins lucrativos que arrecada fundos para financiar pesquisa e ajudar pacientes com a Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig.

O que é a esclerose lateral amiotrófica?
A Esclerose Lateral Amiotrófica – (ELA) é considerada uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante. A doença tem como característica a degeneração progressiva dos neurónios motores no cérebro (neurónios motores superiores) e na medula espinhal (neurónios motores inferiores).
Até o momento, não se conhece a causa específica da doença. O principal sintoma é a fraqueza muscular, seguida da deterioração dos músculos (amiotrófica), começando nas extremidades, usualmente num lado do corpo (lateral). 

O  dono da maior rede social do planeta, Mark Zuckerberg, entrou na “brincadeira” após ser desafiado pelo governador do estado de New Jersey, nos EUA. Em seguida, ele desafiou três pessoas, entre elas Bill Gates, fundador da Microsoft.


A moda contagiou também as figuras públicas portuguesas estão a aderir ao desafio com o intuito de ajudar a APELA, Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Nuno Markl e a equipa das manhãs da Rádio Comercial foram dos primeiros a tomar um “banho gelado” em favor da causa de caridade, além de terem doado 500 euros à respetiva instituição. Mas mais se seguiram, como o jornalista José Alberto Carvalho, o chef José Aville e José Mourinho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue