quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Livro da quinzena: A Desumanização de Valter Hugo Mãe






Opiniões:

A Desumanização é um livro diferente. Não existe uma ação de acontecimentos significante mas sim uma ação e progressão a nível sentimental. 
A obra centra-se na luta interior de Halla, uma rapariga de 11 anos, que perde a irmã gémea e vê o seu suporte familiar ser  destruído depois da morte de Sigridur. Halla sente-se uma criança sem direito a regressar ao mundo do 'era uma vez' e aprisiona em si toda a dor do Mundo. 
Extremamente genial, ninguém, asseguro-vos, ficará indiferente depois de ler este livro.
Deixo-vos aqui a minha frase preferida desta obra: "Quem não sabe perdoar só sabe coisas pequenas".
Inês Antunes, 11º CT3

Um livro absorvente escrito com frases curtas que não são mais do que versos de poemas ligados por vírgulas, característica de Valter Hugo Mãe. Sem dúvida um livro triste e forte que foge e se destaca dos demais romances contemporâneos.
Liliana Ferreira, 11º CT2

Valter Hugo Mãe tem uma escrita muito cativante e esa é, sem dúvida, uma história que apaixona qualquer um. È um livro onde a tristeza está, quase sempre, presente, mas isso não o impede de ser belo. “Este livro pretende mostrar o que há de gente em nós”- é o recado que Vater Hugo Mãe deixou, numa sessão dedicada a este livro.
Ana Isabel Cardoso, 11º CT3

Este é um livro especial que espera por ti aqui, na tua Biblioteca!



Sobre o autor:

Valter Hugo Mãe nasceu em Saurimo, Angola, no ano de 1971. Licenciado em Direito, pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Vive em Vila do Conde.
Publicou cinco romances: O filho de mil homens (2011), A máquina de fazer espanhóis (2010) O apocalipse dos trabalhadores (2008), O remorso de baltazar Serapião, vencedor do Prémio José Saramago (2006) e O nosso reino (2004). 
A sua obra poética está revista e reunida no volume Contabilidade (Objectiva/Alfaguara, 2010).
É autor dos livros para os mais novos: O rosto (Agosto 2010), As mais belas coisas do mundo (Agosto 2010), A verdadeira história dos pássaros (2009) e A história do homem calado (2009).
Escreve a crónica Autobiografia imaginária no Jornal de Letras.
Valter Hugo Mãe é vocalista do grupo musical Governo e esporadicamente dedica-se às artes plásticas.
Letrista dos músicos/projectos Mundo Cão, Paulo Praça, Indignu, Salto, Frei Fado Del’Rei, Blandino e Eliana Castro.
Recebeu, em 2009, o troféu Figura do Futuro, atribuído pelo Correio da Manhã. Recebeu, em 2010, a Pena de Camilo Castelo Branco. Em 2010 recebeu a Medalha de Mérito Singular de Vila do Conde. Em 2012 recebeu o Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue