sábado, 28 de março de 2015

Quem foi Herberto Helder?






               

"As Palavras
Ficarão para sempre abertas as minhas 
salas negras. 
Amarrado à noite, 
eu canto com um lírio negro sobre a boca.

Com a lepra na boca, 
com a lepra nas mãos.
Este mamífero tem sal à volta, 
este mineral transpira, a primavera precipita-se.

Com a lepra no coração.
Mais de repente, 
só chegar à janela e ver uma paisagem tremendo 
de medo.

E uma vida mais lenta 
só com uma estrela às costas, 
uma tonelada de luz inquieta, 
uma estrela respirando como um carneiro 
vivo.

Igual a esta espécie de festa dolorosa, 
apenas um ramo de cabelos violentos 
e o seu odor a pimenta, 
no lado escuro 
como se canta que as salas vão levantar
o seu voo.

Ficarão para sempre abertas estas mãos exageradas
em dez dedos com sono, 
como uma rosa acima do pénis.

Ao cimo do caule de sangue, 
essa flor confusa. 
Um equilíbrio igual, 
só a estrela ao cimo do êxtase. 

Só alguma coisa parada no cimo de uma visão 
tremente.
A primavera, que eu saiba, 
tem o sal como cor imóvel,

Por um lado entra a noite, 
assim de súbito negra.

De uma ponta à outra enche-se o espaço 
aplainando tábuas.
Rasga-se seda para aprender o ritmo.
Abraço um corpo com as camélias 
a arder.

Abertas para sempre as negras partes 
de mais uma estação.

Semelhante a isto 
as mulheres andam pelas galerias transparentes, 
e o palácio queima a noite onde estou 
cantando.

É possível ainda cortar ao meio o ofício de ver — 
e num lado há espelhos bêbedos, 
no outro um cardume ilegível de sons 
obscuros.

Sabe-se então pelo silêncio em volta, 
sabe-se em volta que são lírios 
sonoros.

Passando 
as mulheres colhem estes sons irrompentes, 
e as mãos ficam negras junto à beleza 
insensata.

Elas sorriem depois com um talento 
terrível.
Levamos às costas um carneiro palpitante.

Pesa tanto uma estrela 
quando se acorda nas salas negras abertas de par em par, 
e as mãos agarram um ramo de cabelos dolorosos, 
e sobre a boca um lírio em brasa, 
branco, branco, 

que não nos deixa respirar.
A lepra na boca, 
que não nos deixa respirar.

Um ramo de lepra contra o corpo, 
como isto então só o movimento de águas obscuras 
pelos canais de um canto, 
como um palácio de salas negras abertas 
para sempre.

Este animal respira como um espelho de pé, 
no ar,
no ar."

Biografia: 

Escritor português (1930-2015), natural do Funchal. Estudou na Faculdade de Letras de Lisboa, trabalhando depois como bibliotecário, jornalista e autor de programas radiofónicos. Colaborou em diversas revistas (Graal, Cadernos de Poesia, Búzio, Poesia Experimental 1 e 2, entre outras). Ligado ao movimento da poesia concretista (ou experimental), é conhecida a sua aversão a aparições públicas ou manifestações de reconhecimento da sua notoriedade. Recusou, em 1994, o Prémio Pessoa. Considerado um dos grandes escritores portugueses contemporâneos, a sua poesia tem uma densa imagética, frequentemente associada a temas ligados ao questionamento do eu, à presença de medos, ao conhecimento do humano, temas ligados por vezes a um certo misticismo, servidos por uma linguagem original e de grande riqueza metafórica. Estreou-se com O Amor em Visita (1958), publicando, em 1963, um dos seus livros mais célebres, Os Passos em Volta (contos). A sua obra poética inclui ainda A Colher na Boca (1961), Poemacto (1961), Retrato em Movimento (1967), Ofício Cantante (1967), O Bebedor Nocturno (1968), Vocação Animal (1971), Poesia Toda (1973 reeditado em 1981 e 1991), Cobra (1977), O Corpo, o Luxo, a Obra (1978), Photomaton & Vox (1979), A Cabeça entre as Mãos (1982, Prémio de Poesia de 1983 do Pen Clube Português), Edoi Lelia Doura. Antologia das Vozes Comunicantes da Poesia Portuguesa (1985), Flash (1986), As Magias (1987), Do Mundo (1994), Ouolof (Poemas Mudados Para Português) e Poemas Ameríndios (Poemas Mudados Para Português), ambos em edições datadas de 1997. Em 2001, publica Ou o Poema Contínuo.

In http://www.escritas.org/pt/biografia/herberto-helder

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