segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Holocausto. Por Beatriz Basto, 8º A

 
"Holocausto foi um assassinato em massa de cerca de seis milhões de Judeus, durante a 2ª Guerra Mundial, comandada por Hitler.

Vocês estão a imaginar o que deve ter sido ter passado por este horror? O que eles sofreram? O que eles rezaram para que, no fim deste mal-entendido, tudo ficasse bem e pudessem voltar para as suas famílias e vê-los sorrir de novo? Conseguem imaginar a dor? 

Pois, para alguns, isso até foi possível, mas nem para metade, isso foi concretizado, porque morreram! De nove milhões de judeus, um terço, ou seja, três milhões, TRÊS MILHÕES de pessoas foram mortas por haver loucos que não aceitaram que poderia existir mais do que uma religião! 
Na minha opinião, o que aconteceu foi completamente inadmissível! Eu não consigo sequer imaginar a dor que todas estas pessoas passaram! Nunca na vida conseguiria estar separada da minha família!
A maior parte das pessoas não sabe o que realmente aconteceu, porque não foram apenas os judeus que passaram por isto, muitos americanos foram forçados ao trabalho escravo num dos mais secretos campos de Hitler. Pensa-se que os americanos foram apenas libertadores, mas não! Eles foram tão vítimas como os judeus!
Neste documentário, três dos sobreviventes contam o que passaram, dizendo que se lembram de tudo como se fosse hoje. Um deles era um paramédico e conta que, durante a guerra, encontrou um soldado que tinha a perna presa apenas por ligamentos. Nesta grande derrota, os americanos sentiram a dura mudança de passar de guerreiro para prisioneiro.
Eu fiquei tão aterrorizada por ver o que vi! Quando, por exemplo, eles vinham dos túneis, vinham tão, mas tão sujos e os piolhos eram cada vez mais! Alguns estavam tão mal e tão esfomeados que começaram a comer os próprios piolhos! Eu acho isso tão repugnante! Mas eles estavam tão esfomeados, que era a única opção para eles! 

19 De abril de 1945

Neste dia, tudo mudou! Quando os soldados ouviram os barulhos das metralhadoras, e tinham percebido que os americanos, que os iam libertar daquele horror, estavam próximos! 
Todos os que tinham sobrevivido estavam num celeiro e combinaram que, no dia seguinte, quando os acordassem, ficariam imóveis. 
O comandante Matches, abandou o posto, fugindo, porque não queria ser apanhado pelos soldados americanos!

Eu sinceramente não consigo entender a razão de tudo isto. As pessoas podem ter mudado, mas, se pensarem bem, fazem exatamente o mesmo só que doutras formas!
 Não percebem que magoam os outros e fazem-no com uma simples palavra, mas muitas vezes isso é mil vezes pior que muitos atos. Neste caso, penso que não. 
Nos dias de hoje, ainda bem que já não existe nada disto nem as pessoas são assim tão cruéis, pelo menos algumas!! 

O que eu gostava mesmo de perceber, era o facto de se discriminar as pessoas pela sua religião, cor, nacionalidade ou aspeto, porque parece que tudo o que alguém tem diferente de outro é motivo para discriminar!

Cada um é como é, e não é preciso mudar isso!"
Beatriz Basto, 8º A

________

A Biblioteca Escolar agradece à Prof. Teresa Mafalda e à Beatriz Basto este trabalho.Parabéns. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue