segunda-feira, 16 de março de 2015

Concurso de Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa- CurtMAR


No próximo dia 15 de Março de 2015 abrem as inscrições para o Concurso de Curtas-Metragens de Animação em Língua Portuguesa no âmbito do Projeto CurtMAR.
Este projeto educativo concebido e desenvolvido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental- ASPEA, em parceria com a Escola Profissional do Alto Minho Interior- EPRAMI e com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho- APLM, através do mecanismo financeiro EEA Grants, promovido pela Direção Geral de Política do Mar- DGPM, conta com o apoio da escola norueguesa Det tverrfaglige kunstinstitutt - DTK.
CurtMAR tem o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente- APA, da Direção Geral de Educação- DGE e da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares- DGEstE. São parceiras deste projeto, desde a sua conceção, as escolas profissionais de Aveiro e da Horta- Açores, e os Agrupamentos de Escolas de Monção e de Aveiro.
O Projeto CurtMAR envolve uma equipa de educadores ambientais, cientistas do meio marinho, técnicos e artistas da arte audiovisual. Prevê Sessões de Conhecimento nas escolas secundárias e profissionais, e um Concurso de Curtas-Metragens de Animação, ambos com o objetivo de incrementar a Literacia do Oceano, destinadas a alunos, de norte a sul de Portugal Continental, Açores e Madeira.
Estas ações em contexto escolar pretendem contribuir para a educação e capacitação dos futuros decisores, para perceberem, por exemplo, a grandeza do Mar nacional como fonte de biodiversidade, regulador climático, profissão e investimento, apoiando a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 (ENM), que aponta para a necessidade de recuperar a identidade marítima nacional num quadro moderno, pró-ativo e empreendedor, de proteger o Oceano e de o explorar de forma sustentável a longo prazo.
Os alunos devem fazer uma abordagem audiovisual, criativa, relacionada com os princípios Essenciais do Oceano (ver:http://www.cienciaviva.pt/oceano/principios/oquesao/), onde poderão ser explorados inúmeros conteúdos como por exemplo: Biodiversidade, Lixo Marinho; Ordenamento da Zona Costeira, Alterações Climáticas, Equilíbrio Ecológico dos meios aquáticos; Gestão de Resíduos; Usos, costumes e tradições; Manifestações artísticas; Património cultural, histórico e natural, entre tantos outros temas.
Calendário CurtMAR:
Inscrições: entre 15 de Março e 15 de Abril de 2015 | moncao@aspea.org
Envio da Curtas de Animação: até 30 de Abril de 2015 | canal youtube EPRAMI
Divulgação dos resultados: até 15 de Maio | sites e redes sociais ASPEA e parceiros
Entrega dos prémios: 03 de Junho de 2015 | EPRAMI- Paredes de Coura

Todas as informações no site: www.aspea.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue